quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Filhotinhos de australianinhos

Como sabem, eu tenho aqui um casal de australianinhos (vide post anterior). Pois é, essa semana começaram a nascer os filhotes dessas lindezas. São três até agora, de um total de seis ovos. Estou um pouco preocupado pois tive que separar o macho da fêmea, posi ela estava brigando muito com ele e fiquei com medo que se machucassem. Por este motivo, ela está criando sozinha. O primeiro nasceu forte, no domingo, e continua lindão. O último nasceu hoje.

Apesar de ainda não serem os almejados ingleses, eles são muito bonitinhos...

foto dos pais
abs

domingo, 11 de setembro de 2011

Um começo e como tudo começou!

Este espaço pretende ser um lugar para trocas experiências e idéias sobre essas aves raras e tão belas que são os periquitos australianos. Há tempos que estes pequenos passaros me causam tanto amor e fascínio. E não poderia ser diferente, já que são aves realmente espetaculares.

Quando criança, ainda com nove anos, ganhei de meu pai o primeiro casal de periquitos e, fascinado pelas cores, não quis mais parar de colecionar os bichos. Ia na loja e comprava um diferente todo o final de semana (mesmo com os protestos de minha mãe). Na época, meus pais tinham uma chácara em Sorocaba, São Paulo, onde eu montei um pequeno e singelo viveiro que eu tive o prazer de encher destas aves. Como era criança, eu não ligava para dados técnicos, linhagem ou afins (nem sabia da existência do padrão inglês), apenas queria ver mais e mais filhotes nascendo e de todas as cores possíveis. E cheguei a ter quase 150 aves.

Com o tempo, me afastei do hobby, meus pais venderam a chácara e eu nunca mais criei periquitos. Mas sempre tive admiração por essas criaturinhas que vieram de tão longe e que carregam, nas cores originais, os tons de nossa bandeira nacional. Pois em 2009, já com minha casa, depois de pesquisar na net, fui até Vinhedo e resolvi comprar um casal de periquitos de um criador de calopsitas. Escolhi os de padrão inglês, por serem mais dóceis, já que minha idéia era criar na mão mesmo, como bichinho de estimação.

Logicamente, como eu já tinha tido estas aves, eu fui imediatamente tomado pela vontade de procriar e coloquei um ninho na gaiola, sem grandes pretensões e eles não cruzaram mas eu tinha comigo a chance de que poderia acontecer. Depois de algum tempo, ganhei de meu pai um casal de periquitos australianos normais e esses logo cruzaram e tiveram os primeiros filhotes. Pronto, isso bastou para que logo eu quisesse criar essas aves novamente. E tratei de me munir de informações!

Claro que eu sempre tive vontade de criar e sempre fiquei pesquisando na net em busca de dados sobre periquitos, mas eu não tinha a "coragem" de me aventurar na criação. Visitando o site da APCPA (Associação Paulista de Criadores de Periquitos Australianos) descobri o nome de muitos criadores do Estado de São Paulo e comecei a visitar seus blogs até que meu casal de ingleses (aquele lá do começo) deu a primeira cria. Aí, para poder acasalar as duas fêmeas que nasceram, eu logo fui comprar mais aves e, desse jeito, fui aos poucos, voltando ao hobby, desde 2010.

Hoje conto com 4 casais de ingleses formados e dois filhotes. Tenho também dois casais de australianinhos, que eu gosto demais (apesar de não serem do padrão de exposição, as cores me fascinam). Estou começando, é claro, e ainda tenho muito que aprender, inclusive, quero melhorar o padrão genético das aves, mas sei que aos poucos, já estou no caminho certo.

Recentemente adquiri aves dos criadores Felipe Zabeu e José Giudici e, em breve, terei filhotes com sangue e genética melhorados. Se tudo der certo, também quero juntar um dinheiro para comprar um casal excepcional. Assim, pretendo me filiar a um clube e, se as coisas correrem como imagino, em 2013 participar da primeira exposição.

Esse espaço servirá como um campo de troca de idéias e de aprendizado para mim e todos aqueles que gostam de periquitos. Espero contar com a ajuda de criadores experientes e tb dos que amam essas aves e passarem por aqui como visitantes, sempre procurando melhorar como criador. E eu espero que eu tenha muita coisa boa para contar para vocês. Torçam por mim!

Forte Abraço e sejam bem vindos!

Erisson Rosati